terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Leilão A-5: Ibama emite LP para UHEs Teles Pires, Estreito Parnaíba e Cachoeira

Instituto analisou conjuntamente usinas e projetos de Lts associadas para emitir licenças ambientais.  Certame acontece nesta sexta-feira, 17

O leilão A-5 está garantido.  O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis emitiu nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a emissão da licença prévia para as hidrelétricas de Teles Pires (MT/PA-1.820 MW), Estreito Parnaíba (MA/PI-56 MW) e Cachoeira (MA/PI-63 MW) e para as linhas de transmissão associadas.  Com isso, as usinas estão aptas a participar do certame de energia nova A-5, previsto para ser realizado na próxima sexta-feira, 17 de dezembro.  Hoje era o último dia para que o órgão ambiental emitisse as licenças e, assim, confirmar a participação das usinas no certame.


Segundo a instituição, a emissão destas licenças demandou do Ibama a realização de audiências públicas nos municípios afetados, a análise técnica dos estudos apresentados, além de vistorias na região abrangida pelos três empreendimentos.  O Ibama analisou conjuntamente as usinas e os projetos de linhas de transmissão associadas para emitir as licenças ambientais.

A UHE Teles Pires, que será construída a 392 quilômetros da foz do rio de mesmo nome, entre as cidades de Paranaíta, no Mato Grosso, e Jacareacanga, no Pará, terá 911 Mwmed.  A licença de Teles Pires apresenta 28 condicionantes, como complementação de análises de sedimentos, medidas para compensação de emissões de CO2, e estabelecimento de metas de contratação de população local na obra.

Já a usina de Estreito Parnaíba será implantada no médio curso do rio Parnaíba, a montante da foz do rio Canindé, entre Amarante, no Piauí e São Francisco do Maranhão, no Maranhão.  A energia firme é de 46,92 Mwmed.  A hidrelétrica de Cachoeira também será implementada no médio curso do rio Parnaíba entre o Piauí e o Maranhão.  A linha de transmissão terá 4,5 quilômetros de extensão.

Além das hidrelétricas com licença, vão disputar o certame a ampliação de Jirau (450 MW) e Santo Antônio do Jari (PA/AP, 300 MW), que participou do primeiro leilão A-5, em junho, mas sem vender energia.  Jirau e Santo Antônio do Jari já possuem licença prévia.

UHE Sinop - Como mostraram duas Notícias Exclusivas do CanalEnergia Corporativo, a secretaria estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema), responsável pelo licenciamento da hidrelétrica Sinop, disse que a licença não deveria sair em um prazo inferior a seis meses.  O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, também havia reconhecido que "dificilmente" teria Sinop no certame.

Nenhum comentário: