quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Banco alemão financiará energia limpa

KFW fará acordo com BNDES para investir 52 milhões em hidrelétricas

Liana Melo*

CANCÚN, México. O Banco alemão de desenvolvimento KFW deve anunciar nas próximas semanas um acordo com o BNDES de 52 milhões para financiar projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), com capacidade para produzir até 20 megawatts (MW) de energia. A instituição alemã também está finalizando um acordo de eficiência energética com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), no valor total de 120 milhões, que será anunciado no começo de 2011.

Os novos financiamentos ao Brasil foram anunciados ontem pelo diretor do KFW para América Latina e Caribe, Rudger Hartmann, em um dos eventos paralelos da Conferência do Clima (COP-16), o Green Solutions. Pela manhã, Hartmann esteve na COP-16, distante 30 quilômetros do Green Solutions, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quando anunciou investimentos de 18 milhões para o Fundo Amazônia.

Além disso, o banco está fechando parcerias para instalar iluminação fotovoltaica (energia solar) nos estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Projetos de eficiência energética já foram instalados nos estádios Mineirinho e Mineirão, em Minas Gerais.

Com estabilidade política e econômica, o Brasil tem uma posição de destaque entre os países da região para atrair investimentos do banco. De um total de 4,5 bilhões, 20% são destinados a projetos de combate às mudanças climáticas. Na região das Américas, o Brasil recebe cerca de 20% dos recursos do banco.

? O fato de ter segurança macroeconômica e estabilidade política ajuda bastante as parcerias com o Brasil ? disse Hartmann, que não comentou a possível criação na COP-16 de um grande fundo financeiro, batizado de Fundo Verde. ? Os fundos bilaterais são aliados nesta questão da mudança climática.

A Eletrobras já tem um acordo com o banco e recebe 50 milhões para financiar PCHs em Santa Catarina.

(*) A repórter viajou a convite da Ericsson

Nenhum comentário: