terça-feira, 11 de março de 2008

Jornal do Brasil - Maggi pede exclusão de cidades de lista

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a retirada das cidades do Estado da lista dos 36 municípios que mais desmatam no país. A Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, chegou a mais duas cidades de Mato Grosso para combater o desmatamento na Amazônia.

Maggi contesta os dados do governo federal, coletados pelo Inpe entre outubro e dezembro e divulgados em janeiro, que apontaram 19 cidades do Mato Grosso entre as 36 que mais desmatam no país.

Segundo um relatório elaborado por técnicos do governo de Mato Grosso, dos 505 pontos de desmatamento apresentados pelo Inpe no Estado, só 6,5% são recentes. Parte das áreas é resultado de incêndio florestal, segundo o governo estadual. Maggi também diz que 14% da área não foi desmatada.

O governador quer levar o relatório contestando os dados ao presidente e à ministra Marina Silva (Meio Ambiente) na próxima semana. Após a divulgação dos dados, as cidades ficaram impedidas de desmatar.

Agentes da PF, fiscais do Ibama e membros da Força Nacional de Segurança chegaram ontem a Sinop e Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. Sinop é o principal pólo madeireiro do Estado, com 18% das atividades do setor, segundo o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso. Os dois municípios vão servir de base para ações em cidades vizinhas, segundo a PF.

O presidente do Cipem, Jaldes Langer, considera a atuação do governo "constrangedora e intimidatória". Segundo ele, não existe na região desmatamento ilegal.

A PF não divulgou a quantidade de agentes que trabalham na operação por medida de segurança, mas informou que equipes já estou na região desde a semana passada, quando iniciaram o serviço de inteligência. Técnicos trabalham na análise de informações do monitoramento feito por satélite e repassam aos agentes que estão na área. Ainda não foi divulgado balanço sobre a operação em Mato Grosso.

Nenhum comentário: