terça-feira, 4 de março de 2008

Envolverde - Capobianco recebe diretor de organização internacional de madeiras tropicais


Por Lucia Leão, do MMA

O secretário-executivo do MMA João Paulo Capobianco concedeu audiência, na manhã desta segunda-feira (3), ao diretor executivo da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO), Emmanuel Ze Meka, que está em viagem pela América do Sul para pedir que os países membros acelerem os processos internos de ratificação do Acordo Internacional de Madeiras Tropicais, o ITTA 2006, até agora ratificado apenas por cinco países. Capobianco reafirmou o interesse das autoridades ambientais brasileiras no acordo e o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Tasso Azevedo, informou que estão sendo ultimados alguns ajustes para concluir os trâmites para a ratificação.

Os participantes da audiência destacaram especialmente a importância de um tipo de instrumento criado pelo ITTA 2006, que são os Fundos Temáticos. Eles permitirão que doadores façam aportes de recursos para serem aplicados pelos países detentores de florestas tropicais em projetos de áreas temáticas previamente definidas. Os dirigentes brasileiros consideraram o instrumento de grande importância pois, ao trazer garantias ao doador sobre o objeto específico de financiamento, os Fundos Temáticos terão grande potencial na captação e canalização de recursos para temas fundamentais na agenda florestal, como o manejo florestal comunitário, treinamento e capacidade institucional para o setor.

Capobianco aproveitou a audiência para confirmar a participação de autoridades ambientais brasileiras no "Encontro Internacional sobre Mudanças Climáticas e Manejo de Florestas Tropicais", que será promovido pela ITTO entre os dias 30 de abril e 2 de maio em Yokohama, no Japão. Na oportunidade, o país apresentará a proposta de criação do Fundo para Conservação e Proteção da Amazônia Brasileira aos membros da organização.

Participaram ainda da audiência no MMA, o diretor do Programa Nacional de Florestas, Fernando Paiva Scardua, e o representante da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do Itamaraty, Arnaldo Baena

(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: