sexta-feira, 14 de março de 2008

Envolverde - BNDES irá auxiliar no fortalecimento de órgãos ambientais na Amazônia


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, esteve reunida na terça-feira (11) com secretários e representantes de secretários de Meio Ambiente da região amazônica para detalhar as medidas de controle ao desmatamento e abrir as discussões sobre uma agenda de apoio financeiro para o fortalecimento da governança ambiental e florestal no bioma. "Também queremos identificar as atividades sustentáveis que podem ser alavancadas, bem como elaborar um plano de desenvolvimento para as comunidades que até agora viviam em torno da extração ilegal da madeira", explicou a ministra.

Na ocasião, o diretor de planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, anunciou que a instituição irá desenhar programas de apoio à modernização das agências e órgãos ambientais da Amazônia de acordo com as especificidades de cada estado. "São projetos estruturantes" destacou. O perfil de cada iniciativa começará a ser definido em visitas aos estados, em março e abril.

A entrada dos bancos no combate ao desmatamento faz parte de uma série de ações que estão sendo implementadas para reduzir tendência de aumento do desmatamento na Amazônia. Também devem ser criados mecanismos de monitoramento do Protocolo Verde, do qual todos os bancos estatais são signatários, bem como reforçadas linhas de crédito para recuperação de áreas degradadas, georrefenciamento de imóveis rurais, atividades rurais sustentáveis, entre outras.

O MMA também trabalha para fortalecer os sistemas de informatização das secretarias, para que todos estejam funcionando em linguagem única antes do início da liberação de crédito da próxima safra, em julho. Ao final da reunião foi criado um comitê de articulação de ações de prevenção e controle dos desmatamentos, formado pelos secretários e MMA.

(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: