terça-feira, 11 de março de 2008

Envolverde - OTCA e CAN discutem agenda ambiental comum


A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Comunidade Andina de Nações (CAN) manterão reunião na próxima segunda-feira (10), em Lima. O objetivo do encontro é discutir as agendas das duas organizações na área ambiental, trabalhar para seu aperfeiçoamento e harmonização, e estabelecer fórmulas de coordenação e cooperação que permitam otimizar os recursos destinados a sua execução e gerem mais benefícios aos seus países membros em processos de integração e cooperação.

O Secretário-Geral interino da OTCA, Francisco Ruiz, será recebido pelo Secretário-Geral da Comunidade Andina (CAN), Freddy Ehlers, às 10hs. Já a reunião de trabalho contará com a participação do Cordenador de Meio Ambiente da OTCA, Luis Alberto Oliveros, integrantes das equipes do Programa Regional Amazônia OTCA-DGIS-GTZ e do Programa OTCA Biodiversidade e representantes da CAN. Em pauta, estão o intercâmbio de visões sobre a integração andina e a cooperação amazônica e as perspectivas de ambos os processos subregionais e sobre as agendas de desenvolvimento sustentável e meio ambiente da OTCA e da CAN.

Os países que formam a CAN também são membros da OTCA – Bolívia, Colômbia, Equador e Peru - aos quais se somam Brasil, Guiana, Suriname e Venezuela.

Na capital peruana, Ruiz e Oliveros serão recebidos pelo Diretor de Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores do Peru, Sergio Kostrisky. A missão da OTCA também será recebida pelo presidente do Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) José Luis Camino Ivanissevich, e manterá uma reunião de trabalho com a equipe do Inrena. Está prevista, por outro lado, a participação no seminário "Implementando as descobertas da Avaliação Ambiental Estratégica na Amazônia Andina", organizado pela Sociedade Peruana de Direito Ambiental.

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é um organismo internacional com sede em Brasília. Reúne os oito países que compartilham a Amazônia - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela - e busca promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da região.

(Envolverde/Assessoria)

Nenhum comentário: