sábado, 18 de setembro de 2010

Calor amazônico influencia o planeta

Produção de gás carbônico na região altera clima global, dizem pesquisadores

O papel da Amazônia nas mudanças climáticas globais foi o foco da discussão, ontem de manhã, no 16º Congresso Brasileiro de Meteorologia, cuja programação encerra-se hoje, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O pesquisador e professor Pedro Dias, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), explicou como as fontes de calor geradas na Amazônia influenciam fenômenos climáticos em várias partes do mundo. Mas o contrário também acontece. "Tudo está conectado. A dimensão da fonte de calor da Amazônia tem impactos importantes sobre o clima global. Assim como o que acontece lá no Caribe, por exemplo, interfere aqui na Amazônia".


Além de Dias, o membro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, também foi convidado pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet) para participar do evento. Eles falaram sobre as mudanças que fatores como o desmatamento e as emissões fósseis podem provocar no clima do planeta e porque a floresta amazônica é tão importante para a manutenção do equilíbrio. "A alteração no regime de chuvas na Amazônia tem impactos regionais e globais. E o desmatamento afeta esse regime de chuvas", afirmou Pedro Dias.

Por causa dessa relação, segundo Nobre, mesmo que as emissões na Amazônia fossem reduzidas a zero o problema global persistiria. "Só reduzindo as emissões globais atingiríamos o nível recomendado de menos 2% de emissões", afirmou. Para o pesquisador, também não está muito claro quais são todos os efeitos do aumento de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. "O excesso de CO2 altera os padrões climáticos regionais, como temperatura, volume de chuvas, mas muitos efeitos ainda são uma incógnita."

Nenhum comentário: