domingo, 26 de setembro de 2010

Tribunal de Contas da União vê sobrepreço nas obras da BR-174

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou indícios de sobrepreço de R$ 24.749.050,27 nas obras de recuperação da BR-174 - Manaus (AM)/Boa Vista (RR) - e decidiu promover a audiência do secretário de Infraestrutura de Roraima, Carlos Wagner Briglia Rocha, e do coordenador-geral de Desenvolvimento e Projetos do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Nilton de Britto, sobre as irregularidades. Cabe recurso da decisão.


As obras de recuperação da BR-174 em Roraima foram lançadas em março deste ano, pelo então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, candidato ao governo do Amazonas pelo PR. Ele e o governador Anchieta Júnior (PSDB) assinaram os contratos e as ordens de serviço em solenidade em Boa Vista.

A assessoria de imprensa de Alfredo Nascimento (PR) informou que ele não foi o responsável pelo ordenamento das despesas da BR-174. Alfredo, segundo a assessoria, atuou somente no processo de liberação de recursos para recuperar a estrada. Ainda de acordo com a assessoria, ele é a favor de toda e qualquer fiscalização dos recursos públicos e a aplicação da lei aos responsáveis por pagamentos irregulares.

Durante fiscalização, os técnicos do TCU identificaram indícios de sobrepreço no fornecimento de materiais betuminosos, na utilização de areia comercial e na escavação, carga e transporte de material. O cimento, o filler (substância usada para encher buracos) e o aço foram adquiridos em local mais distante que o ideal.há ilegalidades.

Nenhum comentário: