terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ibama e PM apreendem madeira de reserva no MA

Fiscais do Instituto Chico Mendes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Militar (PM) apreenderam dois caminhões carregados com 55 metros cúbicos de madeira saindo da reserva biológica do Gurupi, localizada no município de Açailândia, a 600 km de São Luís.

O trabalho de apreensão de madeira fez parte da Operação Gurupi II concentrada na região norte da reserva, que tem 300 mil hectares e é o ultimo remanescente de floresta amazônica no estado do Maranhão.

Outro caminhão com 25 metros cúbicos, um trator e uma carregadeira usados no trabalho de extração e transporte da madeira também foram encontrados dentro da reserva. Essa é a segunda operação de combate a extração ilegal de madeira em menos de um mês.

Em agosto deste ano, os fiscais apreenderam 300 metros cúbicos de madeira em toras e serrados. Na ocasião, o Ibama aplicou multas de R$ 1 milhão aos responsáveis.

Os fiscais do instituto relataram a dificuldade em encontrar o local de extração de madeira em razão da mata ser muito fechada. Tivemos que entrar na reserva abrindo estrada por dentro da mata. Apesar da fiscalização, a extração de madeira, ainda é o crime mais comum na reserva biológica do Gurupi , relatou a fiscal Evane Lisboa.

À distância e o difícil acesso não permitiram ainda a retirada de outros veículos apreendidos.

Mais


A operação Gurupi II está concentrada na região norte da reserva biológica do Gurupi, no município Ulianópolis, no estado do Pará. O local fica distante cerca de 100 km da base localizada em terras maranhenses.

Nenhum comentário: