quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fazenda invadida por posseiros tem madeira roubada em MT

Quatro pessoas suspeitas de furto de madeira e crimes ambientais diversos foram presas no norte de Mato Grosso durante operação da Polícia Civil e do Ibama numa fazenda que se estende entre os municípios de União do Sul e Cláudia, no norte de Mato Grosso.
Três espingardas, sete motosserras e seis tratores para retirada de toras foram encontradas na Fazenda Mercedez II, que tem ao redor de 100 km².

A área é de floresta e foi invadida há alguns anos por posseiros. De acordo com a polícia, há cerca de 80 famílias vivendo ali. Os posseiros são suspeitos de permitir a entrada de tratores e caminhões para exploração, financiados por madeireiros da região.

Os agentes estiveram na fazenda na sexta-feira e no sábado (24 e 25) e reportaram haver ali diversos pontos de desmatamento e muitos focos de queimada. Há evidências de que dezenas de pessoas estão destruindo a floresta, mas as autoridades não conseguem deter todas porque a área é muito extensa e, quando chega a fiscalização, os suspeitos se dispersam pela mata.

De acordo com a polícia, os posseiros esperam que a terra seja transformada em assentamento rural. No entanto, como é uma área de floresta com plano de manejo aprovado, a propriedade é considerada produtiva e, portanto, não pode ser destinada à reforma agrária.

Nenhum comentário: