terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cooperação internacional para pesquisas na Amazônia

Esse é o tema central dos debates que acontecem até esta terça-feira (21) no Inpa em Manaus. Em pauta, medidas para uma cooperação bilateral entre Brasil e União Européia.

O manejo florestal como método para a exploração racional da floresta foi o principal tema debatido nesta segunda-feira (20) durante a Reunião Técnica Especializada entre Brasil e União Européia em Pesquisa Ambiental.

O evento ocorre no auditório da biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e reúne pesquisadores para um debate sobre a cooperação Brasil e União Européia e de que forma ela pode colaborar para as pesquisas na região. O evento conta com a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério das Relações Exteriores, Delegação da União Européia no Brasil, e Comissão Européia de Pesquisa

O diretor do Inpa, Adalberto Val, destacou a importância da cooperação científica e afirmou que esse processo será mais maduro, pois o Brasil tem avançado nos investimentos e na qualidade das pesquisas. "Colaboração e cooperação científica são vitais hoje no mundo moderno e nós estamos em um momento diferente em relação à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Essa cooperação com a União Européia já ocorreu no passado, mas nós tínhamos uma configuração diferente do que temos hoje. Agora temos condições de fazer com que essa cooperação seja mais igual do que foi no passado", disse.

O evento, que tem como tema "Floresta Amazônica e Desenvolvimento Sustentável", ocorre até esta terça-feira (21) e debate, além de possíveis colaborações científicas, questões ligadas à sustentabilidade. Para a pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Ana Rita, evento como esse são importantes. "Qualquer tipo de cooperação na Amazônia é importante. Possível cooperação, além de trazer especialistas, traz ainda o financiamento que vai permitir pesquisas de interesse para nossa região", destaca Rita.

(Envolverde/Inpa)

Nenhum comentário: