quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Movimentos sociais lançam nova campanha contra Usina de Belo Monte

Luana Lourenço

O Movimento Xingu Vivo para Sempre, que reúne cerca de 100 organizações contrárias à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, lançou ontem (15) mais uma campanha em protesto contra o empreendimento.

Em dois vídeos de quatro minutos, com animação 3D, a campanha intitulada Defendendo os Rios da Amazônia mostra uma simulação dos impactos ambientais, sociais e econômicos da construção sobre as cidades e populações que estão na área de influência da hidrelétrica.



A simulação alerta para o alagamento de parte da cidade de Altamira (PA) e para a redução da vazão do Rio Xingu em um ponto que afetará comunidades indígenas e ribeirinhas.

As organizações também denunciam os riscos para a biodiversidade da região e a possibilidade de uma grande epidemia de malária, por causa da proliferação de mosquitos no reservatório.

Em fevereiro, Belo Monte recebeu a licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  O documento foi alvo de várias ações na Justiça.  Em abril, o empreendimento foi licitado.  O início das obras ainda depende de outra licença do Ibama, a de instalação, que deve ser concedida após análise cumprimento de condicionantes ambientais pelo empreendedor.

Nenhum comentário: