sábado, 18 de setembro de 2010

Implementação do monitoramento de fauna e praia na RDS do Uatumã

O Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) realiza até o dia 26 de setembro, a implementação dos componentes de monitoramento de fauna, dando continuidade as atividades do monitoramento em campo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada entre os município de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã (a 247 quilometros da capital). A atividade, que começou no dia 15 deste mês, tem por finalidade sensibilizar a comunidade sobre a importância do monitoramento para conservação da biodiversidade.


Desde junho de 2009, o CEUC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Conservação do Amazonas (Idesam) vem desenvolvendo ação conjunta com os comunitários da RDS Uatumã, através do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC).

O Programa atua na RDS Uatumã com aproximadamente 32 comunitários, monitores da biodiversidade residentes em 16 comunidades das 20 existentes. Com um pouco mais de um ano de atuação, o Programa já realizou oficinas de sensibilização sobre a importância do monitoramento para conservação da biodiversidade, além do curso de capacitação de monitores.

Em seguida, iniciou a fase de implementação do sistema de monitoramento com os componentes de recenseamento do uso dos recursos naturais e trânsito de embarcações. Neste mês de setembro, realiza a implementação dos componentes de monitoramento de fauna e praia em conjunto com a segunda manutenção do programa, dando continuidade as atividades com efetivo estabelecimento do monitoramento em campo.

Nenhum comentário: