sábado, 25 de setembro de 2010

Filme mostra vida em cidades fronteiriças cercadas pela floresta amazônica

A cineasta brasileira Maya Da-Rin morou durante dois meses na cidade colombiana de Letícia, em 2005. A experiência representou o início da produção de um documentário que destaca o lado urbano da região, localizada em uma área na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, e rodeada de floresta amazônica. O filme estreou nesta semana em São Paulo e está em cartaz no Rio de Janeiro desde o dia 17.



Dirigido por Maya, "Terras" apresenta o cotidiano de personagens urbanos que vivem entre Letícia, na Colômbia, Tabatinga, sua cidade "gêmea" em território brasileiro, e o vilarejo de Santa Rosa, no Peru. A proposta é mostrar como vive a população nesses locais em que a linha de fronteira entre os países se torna, em muitas situações, simplesmente simbólica.

O documentário destaca as relações estreitas entre as cidades "gêmeas" do Brasil e da Colômbia. Com vínculos econômicos e culturais, Letícia e Tabatinga são conectadas por uma única via, que se chama Avenida da Amizade em território brasileiro e Avenida Internacional, na Colômbia. O vilarejo de Santa Rosa, já no Peru, fica a poucos minutos de barco da região.

O filme já foi exibido em diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior, entre eles a 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Nenhum comentário: