terça-feira, 21 de setembro de 2010

Queimadas ameaçam espécies de árvores

Hoje é comemorado, em todo o Brasil, o Dia da Árvore. A Prefeitura de Palmas e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) têm programações voltadas para distribuição de mudas de espécies nativas entre a população e servidores. A coordenadora do laboratório de Caracterização e Impacto Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora doutora Iracy Martins, explica que a data é muito importante para o Tocantins, em especial neste momento, visto que sua cobertura florestal vem sofrendo um grande impacto com a destruição do bioma Cerrado, devido à prolongada estiagem e os incêndios.

A importância desta data se dá, ainda, para estimularmos a importância da preservação ambiental, da formação de uma consciência ecológica. Enfim, é de extrema necessidade comemorarmos este dia, enfatiza Iracy, lembrando que uma árvore tem a capacidade de sequestrar até 180 quilos de dióxido de carbono (Co2), hoje o grande responsável pelo aquecimento do planeta.

No entanto, o Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da UFT, que está promovendo a III Semana de Engenharia Ambiental, não colocou na sua programação o plantio de uma única muda nos espaços do campus. Apesar de uma completa programação de palestrantes que vai discutir a respeito do papel do engenheiro ambiental no desenvolvimento sustentável; sustentabilidade e gestão ambiental; ética profissional; mudanças climáticas dentre outros temas.

A professora Iracy lamenta que não haja, também no campus da UFT, programações no sentido de coleta de sementes para a formação de um jardim clonal das espécies nativas que correm o risco de extinção, muito menos um bom espaço para a produção de mudas pelos alunos da UFT na área ambiental e de engenharia florestal, que depois poderiam ser doadas para quem quisesse plantar uma árvore no seu dia de comemoração.

A arborização de Palmas foi um dos temas amplamente debatidos durante o Fórum Urbanístico Palmas + 20 Anos, realizado pelo Jornal do Tocantins, no início deste ano, na Capital. Para a professora Iracy, é preciso que os espaços públicos sejam mais arborizados para oferecer sombra às pessoas, abrigo aos animais e oportunidade de preservação às espécies nativas.

Nenhum comentário: