segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Inicio de obras de Belo Monte está previsto para este mês

As obras para a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), poderão começar na segunda quinzena de outubro.  De acordo com o jornal O Globo, a Norte Energia S.A. (NESA), empresa que tocará o empreendimento, aguarda para até o dia 10 a concessão da licença de instalação dos canteiros pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Já deverão ser iniciadas a construção de um porto fluvial no rio Xingu para receber material, o alargamento de estradas vicinais e a construção de pontes para ligar os dois principais locais nos quais serão erguidas estruturas.  A estratégia é deixar tudo pronto para iniciar as obras até abril, quando acaba o período chuvoso e o rio fica mais baixo.  Para isso, a empresa também adiantou o envio de partes do Projeto Básico Ambiental (PBA) para o Ibama, com prazo definitivo no dia 15.

A meta é tentar conseguir a licença de instalação da megaobra até dezembro, para evitar que a mudança de governo possa atrasar o cronograma.  A direção do Ibama não quis comentar os prazos das licenças.

Condicionantes não cumpridas O Ministério Público do Pará (MP-PA) enviou na quarta-feira ao órgão licenciador advertência sobre o não cumprimento de condicionantes prévias para a obra.  O MPF afirmou que, de acordo com informações da Fundação Nacional do índio (Funai), não foram cumpridas pré-condições relativas aos indígenas da região.  Na prática, sugere que o órgão não poderá conceder novas licenças sem cumprimento da anterior.

Nenhum comentário: