sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ministra defende mais investimentos para áreas protegidas na Amazônia

Durante encontro na 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica(COP-10) em Nagoia, no Japão, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse, nesta quarta-feira (27/10), que a comunidade internacional precisa reconhecer a importância do trabalho dos países amazônicos na criação de áreas protegidas, e que deve fornecer apoio financeiro necessário para dar continuidade a programas estabelecidos com este objetivo.

De acordo com Izabella Teixeira, os países amazônicos já investem cerca de US$100 milhões de dólares anuais na manutenção das áreas protegidas.  No entanto, segundo representantes de governos regionais, ainda há a necessidade de um aporte extra de, no mínimo, US$ 150 milhões anuais para esses projetos.

"É preciso ainda investir cerca de 500 milhões de dólares em infraestrutura para que essas áreas possam ter níveis básicos de consolidação", explicou.

Para a ministra, dada a importância global do bioma amazônico, uma parte significativa dessa lacuna financeira deve ser coberta de forma adequada e previsível por meio de investimentos de outros governos e instituições financeiras internacionais.

"O bioma amazônico tem um papel fundamental no sistema climático global, contribuindo com a circulação atmosférica tropical e com a manutenção das chuvas no continente americano.  Além disso, o bioma tem quase 10% das reservas globais em ecossistemas terrestres", ressaltou Izabella.

Ela lembrou que 75% de todas as áreas protegidas criadas no mundo entre 2003 e 2009 estão na Amazônia.  Isso representa 2,16% de todas as áreas protegidas do planeta.

"Com cerca de 6,6 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia abriga mais da metade das florestas tropicais do mundo, possui a maior bacia hidrográfica - com cerca de 15% a 20% da água doce do planeta- e uma das áreas com maior biodiversidade do globo", avaliou a ministra.

No evento, diretores de áreas protegidas dos nove países amazônicos apresentaram o primeiro relatório regional de implementação do Programa de Trabalho de Áreas Protegidas da CDB na Amazônia.

"Estes dados são fundamentais para o resultado positivo do indicador de áreas protegidas do último Panorama Global de Biodiversidade", disse.

Ministros e representantes dos países amazônicos também confirmaram interesse em trabalhar de forma conjunta para a conservação da região.  Eles divulgaram um plano de ação para a região previsto para o período de 2011 a 2020.

"Esperamos poder trabalhar juntos nessa iniciativa de conservação regional da Amazônia e também contribuir para o sucesso da COP-10", afirmou a ministra Izabella Teixeira.

"Precisamos reconhecer o trabalho que já foi feito até agora, com resultados impressionantes, mas também fornecer um aparato técnico e político para que esses programas tenham continudade'.

Nenhum comentário: