quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Serviço Florestal lança edital para conceder 2.100 km² de floresta no PA

Foi lançado nesta quarta-feira (27) o edital de concessão de exploração de madeira de 210 mil hectares (2.100 km²) da Floresta Nacional (Flona) do Amana, no Pará. A área se situa no entorno da rodovia BR 163 (Cuiabá-Santarém), umas das mais problemáticas em relação à exploração madeireira ilegal.

O propósito do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, ao lançar o edital, é viabilizar a atividade madeireira legal na região, que depende fortemente deste setor da economia. A exploração se dará sob a forma de manejo florestal (corte planejado que permite que a mata se recupere).

De acordo com o SFB, os 40 anos de contrato representam um potencial madeireiro de até 6 milhões de metros cúbicos. Pela concessão, o governo pode receber até R$ 270 milhões.

Faz parte das condições para poder fazer o manejo florestal na Flona Amana a exigência de o empreendedor investir no beneficiamento local da madeira. Esse aspecto foi incluído levando em conta os baixos indicadores sociais dos municípios em cujo território está a floresta nacional, Itaituba e Jacareacanga.

O SFB prevê licitar mais 800 mil hectares de florestas no entorno da BR 163 até o final do ano. Ainda este mês, o serviço anunciou que a primeira concessão florestal do país começou a operar na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia.

Nenhum comentário: