sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nota da Casa Civil afirma que sociedade foi ouvida sobre Belo Monte

Propósito de notícia do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, publicada no site do ISA em 21 de setembro, a Casa Civil da Presidência da República enviou nota de esclarecimento, reproduzida abaixo.  O Movimento Xingu Vivo para Sempre comenta e reafirma que no caso do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, a sociedade não foi convidada a participar.

Casa Civil esclarece

Em referência à reportagem “Governo tenta aprovar projetos para Belo Monte sem ouvir a sociedade” (22.09), gostaríamos de esclarecer que: 1.  Naquela data foi realizada, em Belém (PA), reunião ordinária do Grupo de Trabalho Intergovernamental (GTI), instituído pelo Decreto de 19 de novembro de 2009, para tratar das últimas providências necessárias à conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu.

2. Na pauta original da reunião constava o tema “critérios para a destinação dos recursos financeiros previstos no edital de Belo Monte”.  Porém, entendimento prévio à reunião definiu que o debate sobre essa destinação será competência do Colegiado Gestor do PDRS do Xingu.

3. Esse Colegiado, que terá representação paritária entre os governos Federal, Estadual e municipais e segmentos da sociedade, será responsável por acompanhar a implementação do Plano e decidir sobre seu aperfeiçoamento, a priorização na aplicação de recursos e medidas necessárias à articulação entre os três níveis de governo e desses com a sociedade.

4. A participação popular no processo de elaboração e implementação do PDRS do Xingu é princípio que foi seguido rigorosamente até esta etapa, e continuará a sê-lo nas etapas subsequentes.  Para a elaboração do Plano foram realizadas audiências públicas que mobilizaram cerca de oito mil pessoas nos municípios de Vitória do Xingu, Brasil Novo, Altamira e Belém.  Além das audiências, ocorreram inúmeras reuniões, seminários e encontros com representantes da sociedade local e diversas apresentações do projeto na região.

5. Dos subsídios colhidos, grande parte será contemplada na versão final, a ser apresentada, em breve, a todos que colaboraram no processo.

Assessoria de Imprensa da Casa Civil da Presidência da República 24 de setembro de 2010

Movimento Xingu Vivo para Sempre comenta

1- As informações publicadas em 21 de setembro, do Movimento Xingu Vivo para Sempre, basearam-se na pauta original da reunião que trazia o tema “critérios para a destinação dos recursos financeiros previstos no edital de Belo Monte”.  A Casa Civil reconhece isso em sua nota de esclarecimento e informa que o item foi retirado da pauta antes da reunião.

2- Em relação ao item 4 da nota de esclarecimento da Casa Civil, as informações do Movimento Xingu Vivo para Sempre são as seguintes:

:: Em 2009 ocorreram reuniões como afirma a nota.  Mas elas não estavam vinculadas a um plano considerando Belo Monte, e sim a um plano para sanar demandas históricas da região como, por exemplo, o asfaltamento da Rodovia Transamazônica e da BR-163, a regularização fundiária e investimentos nas estruturas produtivas.  Estas reuniões foram apresentadas à população como diálogos iniciais e foram levantadas questões conforme descreve a versão de trabalho do PDRS entre as páginas 119 e 135.  O documento relaciona as diretrizes do plano com as demandas surgidas nas reuniões.  Tais reuniões, entretanto, não abordaram todas as questões importantes e muito menos quais seriam as prioridades.  As reuniões não tiveram sequência.

::Ocorreram ainda alguns eventos em Altamira, mas não para tratar do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu.  Exemplos foram a reunião do CODETER (Colegiado do Território) e um seminário sobre Oportunidades para o Desenvolvimento Regional nas quais estavam presentes, representantes da Casa Civil.  Mas eram eventos temáticos, não com a finalidade de discutir o PDRS e nenhum convite foi feito à sociedade com esse propósito.  Mais tarde, os resultados desses eventos foram vinculados ao PDRS.

Nenhum comentário: