sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Marina Silva avalia os últimos 16 anos de sua trajetória e despede-se do Senado

Em longo e emocionado discurso na tarde desta quinta-feira (16), a senadora Marina Silva (PV-AC) fez um balanço dos últimos 16 anos de sua trajetória e despediu-se do Senado Federal recebendo elogios de seus pares.  A senadora agradeceu a sua família, a toda a sua equipe e assessores do Senado e do Ministério do Meio Ambiente, citou nominalmente senadores e deputados de diversos partidos e elogiou a dedicação dos servidores do Senado.

Em 1995, aos 36 anos, lembrou Marina Silva, ela chegava ao Senado para seu primeiro mandato como a mais jovem senadora.  Ela recordou seu primeiro discurso da tribuna da Casa, quando registrou sua história política e pessoal, uma seringueira que só se alfabetizaria pelo Mobral aos 16 anos de idade e alcançou o Senado Federal.

- Tenho imensa gratidão pelo povo acreano.  Não tenho nada a exigir, a cobrar do povo acreano.  Só tenho que agradecer.  Nada disso teria acontecido se não fosse pelas suas mãos - disse a senadora lembrando algumas frases de seu primeiro pronunciamento na Casa.

Marina Silva disse ter pautado sua atuação no Senado em três diretrizes básicas: opinião, proposição e articulação.  Opinião baseada em princípios e valores, na ética e na moral.  Articulação em busca de apoio e diálogo com os mais diversos partidos e setores sociais.

- No que concerne a ser um mandato de proposição, durante esses 16 anos, com um intervalo de 5 anos no Ministério do Meio Ambiente [2003-2007], foi apresentado um conjunto de projetos dos quais tenho muito orgulho.  Foram 125 proposições, algumas delas transformadas em lei - explicou.

A senadora se disse de certa forma triste por não ter conseguido ver aprovado um de seus primeiros projetos de lei, o que instituiria a Lei de Acesso aos Recursos da Biodiversidade.

- Saio daqui com essa frustração.  Saio daqui com essa falta, a falta de que o Brasil não tem uma lei para proteger e usar, com sabedoria, os 22% de espécies vivas que estão no nosso domínio territorial, só para citar um exemplo - acrescentou.

Lembrou ainda de várias conquistas pelas quais lutou para ver consolidadas: linha de crédito para extrativistas, subsídio para a borracha, Programa Amazônia Solidária, Comissão da Pobreza, luta contra mudanças no Código Florestal, novo modelo para o setor elétrico, diminuição do desmatamento da Amazônia, criação do Serviço Florestal Brasileiro e do Instituto Chico Mendes, Plano Nacional de Recursos Hídricos, Plano de Combate à Desertificação.

- No mandato, fiquei até 2002, quando tive a honra de ser convidada pelo Presidente Lula para ser sua Ministra do Meio Ambiente.  E confesso aos senhores que me senti muito honrada com esse convite.  Eu o aceitei como um desafio - disse, recordando ter estabelecido que sua gestão à frente do ministério orientaria a política nacional de meio ambiente pelo controle e pela participação da sociedade.  E que o sistema nacional do meio ambiente deveria ser fortalecido, ao passo que o desenvolvimento brasileiro deveria ser sustentável e a política ambiental transversal, envolvendo diversos ministérios.

Marina disse ter ficado no Ministério do Meio Ambiente até o momento em que sentiu apoio para suas ações.

- Cerca de 24 milhões de hectares de unidades de conservação foram criados durante minha gestão.  Essa é uma contribuição para a proteção permanente que a sociedade brasileira ajudou a estabelecer durante o governo do presidente Lula.  Todos aqueles que trabalharam os mapas dos biomas, as áreas prioritárias para as unidades de conservação sabem que, com critério, criamos essas unidades de conservação - acrescentou a senadora, que também relembrou sua saída do PT, em 2009, onde militou por 30 anos, para o PV, um partido pequeno.

A senadora voltou a agradecer a todos os que confiaram a ela seu voto nas eleições de outubro.

Apartes Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Marisa Serrano (PSDB-MS), Marco Maciel (DEM-PE), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Jefferson Praia (PDT-AM), Adelmir Santana (DEM-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) elogiaram a trajetória de Marina Silva como senadora, ministra, candidata presidencial e militante.

Suplicy declarou sua admiração e respeito pela colega e elogiou a campanha presidencial de Marina.

- Estaremos juntos até o resto de nossas vidas - afirmou Suplicy.

Simon disse que o Congresso ficará com um grande vazio sem Marina Silva, afirmou que a candidatura presidencial da colega - que alcançou quase 20% dos votos nas eleições - "foi muito significativa para a sociedade brasileira" e sugeriu que Marina, a partir de agora, percorra todo o Brasil para disseminar suas ideias e convicções.

- Vossa excelência tem de percorrer o Brasil.  Tem de levar adiante a sua caminhada, as suas ideias, os seus princípios, os seus pensamentos, mulher de ideias fantásticas, de beleza, de amor, de fraternidade - declarou Simon.

Marco Maciel disse esperar que a colega permaneça na vida pública, "dando sua contribuição, que é muito importante nesse campo da biodiversidade, entre outros temas".

Cristovam se ofereceu para ajudar Marina na divulgação de suas ideias, opiniões e projetos.

- Conte comigo, como o seu seguidor aqui, para ler os seus discursos, para apresentar os seus projetos de lei, para continuar a sua luta, para que este país faça a inflexão que a gente vem querendo há dezesseis anos, e que o povo está cansando de esperar por governos que se sucedem com acertos, tímidos, com avanços, mas não com mudança.  A senhora representava a mudança, e eu espero que continue na luta, e use a gente para essa sua luta - afirmou Cristovam.

Marisa Serrano disse que Marina Silva é um exemplo para todas as mulheres brasileiras.  Garibaldi afirmou que a campanha presidencial de Marina foi vitoriosa por ter chamado a atenção de todo o Brasil para a importância das questões ambientais.

Jefferson Praia declarou que Marina é uma referência na luta pelas questões ambientais para o povo brasileiro.  Adelmir Santana também ofereceu-se para ajudar a colega na disseminação das ideias em prol do da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.  Perillo afirmou que a colega é um patrimônio de todos os brasileiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

E o encontro da senadora Marina da Silva com todos os embaixadores da OTAN em Brasilia - na semana pasada ? Na mesma semana o embaixador da Alemanha no centro da FUNAI em Manaus com os outros embaixadores a OTAN. Nos mes pasado o ex-diretor militar da OTAN o general alemao Klaus Naumann em Rio de Janeiro na Fundacao Adenauer em Rio (Partido CDU da Alemanha). Esta semana em Berlim/Alemanha a caravana de propagande da CIMI com os Guarani Kaiowa do MT. Esta semana em Alemanha mas do que 18,000 mensagem contra Belo Monte ao exbaixador do Brasil em Berlim, organicado pela NRO alemao "Regenwald"... Os brasileiros observam o "interes" da OTAN pela Amazonia, ou ficam como avestruces com as cabecas na areia ?