terça-feira, 1 de março de 2011

Criação de subcomissões para debater Amazônia e Nordeste está na pauta da CDR

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) reúne-se nesta quarta-feira (2), a partir das 9h30, para deliberar sobre a criação de duas subcomissões permanentes destinadas a debater a Amazônia e o desenvolvimento do Nordeste.

De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM),autora do requerimento que solicita a criação da subcomissão para Amazônia, seu propósito é debater os problemas da região, em sua opinião, gigantescos como a própria floresta.

"A Amazônia é uma vasta região, rica em recursos naturais e possuidora da maior floresta tropical e do maior rio em volume de água do mundo. Torna-se adequada a criação desta subcomissão para tratar de forma profunda e específica a Amazônia brasileira, em especial o desenvolvimento sustentável, bem como os investimentos estruturais para a melhoria das condições do turismo na região", diz ela.

O segundo requerimento a ser examinado pela CDR, de autoria do senador Wellington Dias (PT-PI), propõe a criação da subcomissão que irá tratar do desenvolvimento do Nordeste e objetiva criar um fórum específico e exclusivo para o debate e aperfeiçoamento das matérias relacionadas ao desenvolvimento da região.

"Essa subcomissão deverá tratar das políticas para o desenvolvimento da região integrada diretamente com o Fórum dos Governadores do Nordeste e com as prioridades e interesse dos estados, municípios e União", afirma Wellington Dias.

Na reunião de quarta-feira, o presidente da CDR, senador Benedito de Lira (PP/AL), vai também submeter à votação requerimento de sua autoria que solicita a realização de audiência pública para debater a melhoria da infraestrutura portuária com vistas a dinamizar o trabalho nos portos.

"Nosso objetivo é diminuir as desigualdades regionais e potencializar o turismo, com a presença de representantes da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR) e Centro Nacional de Navegação (CentroNave)" afirma Benedito Lira.

Nenhum comentário: