quinta-feira, 24 de março de 2011

Código florestal e criação de municípios na pauta do Parlamento Amazônico

Um grande encontro de parlamentos de toda a Amazônia será realizado em Cuiabá, nos dois últimos dias de abril próximo, para debater questões importantes para a região. A principal discussão, que interessa muito de perto a milhares de pessoas que vivem da produção primária nos estados amazônidos, será sobre o novo Código Florestal, que está em fase final de discussão no Congresso Nacional.

Único representante de Rondônia no Parlamento Amazônico, o deputado estadual Ribamar Araújo (PT), participou, nesta semana, de reunião preparatória para o evento agendado para os dias 29 e 30 de abril em Cuiabá. Além do Código Florestal, serão também debatidas questões relativas à ampliação do poder legiferante das Assembleias Legislativas em relação à emancipação de distritos e criação de novos municípios. O terceiro tema escolhido para a abordagem no encontro do final de abril incluirá logísticas e recursos hídricos da região.

Ribamar Araújo afirmou que a presença de Rondônia é importante no contexto desses encontros do Parlamento Amazônico, na medida em que os assuntos a serem debatidos interessam muito de perto à coletividade rondoniense. Na reunião preparatória para a Conferência marcada para o final do mês que vem, participaram representantes de Rondônia, Amazônia, Roraima, Mato Grosso e Maranhão.

Nenhum comentário: