quarta-feira, 2 de março de 2011

Projeto do Cepam identifica 24 espécies de primatas em Ucs da Amazônia

Lançado no ano passado, o projeto Primatas em Unidade de Conservação da Amazônia, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), já identificou 24 espécies de primatas no Parque Nacional (Parna) do Viruá, em Roraima, na Floresta Nacional (Flona) de Tefé, no Amazonas, e na Reserva Biológica (Rebio) do Guaporé, em Rondônia.

Das espécies identificadas, quatro apresentam estado de conservação que exige maior coleta de informações em campo, relacionadas às atividades e empreendimentos humanos potencialmente impactantes às suas populações.

De acordo com Marcelo Derzi Vidal, coordenador do projeto e analista ambiental do Cepam, neste ano mais duas unidades de conservação serão integradas a essas ações – a Rebio do Lago Piratuba, no Amapá, e a Flona do Purus, no Amazonas.

Com isso, prossegue o coordenador, será reforçado um dos objetivos do projeto que é a formação de uma rede de trabalho que permita levantar e integrar informações sobre primatas em unidades de conservação da Amazônia para subsidiar planos de manejo dessas unidades e contribuir com a avaliação do estado de conservação e planos de ação das espécies.

Além das unidades de conservação já contempladas, o projeto desenvolvido pelo Cepam conta com a parceria do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e da Wildlife Conservation Society (WCS).

Nenhum comentário: