segunda-feira, 7 de março de 2011

Empresa inicia obras de acesso ao local onde será construída Usina de Belo Monte

Sabrina Craide

As obras de terraplanagem para melhorar o acesso ao local onde será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), começaram hoje (7).  Um conjunto de máquinas e equipamentos como motoniveladora, pá carregadora e caminhões de terraplanagem já está no local (Sítio Pimentel) para auxiliar nas obras.

Segundo o engenheiro José Biagioni, da Norte Energia, responsável pelas obras das condicionantes ambientais da Usina de Belo Monte, esta fase da obra se refere apenas aos trabalhos autorizados na licença de instalação expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no final de janeiro.

A licença de instalação permite que os empreendedores iniciem a construção de canteiros de obras e acampamentos, além de escritórios, enfermaria, refeitório, terraplanagens e melhorias de acesso.  A licença chegou a ser cassada por uma liminar do juiz federal Ronaldo Desterro, do Pará, mas o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região suspendeu a decisão.

As operações da usina devem começar no dia 31 de dezembro de 2014.  A Usina de Belo Monte será a maior hidrelétrica brasileira e a terceira maior do mundo.  A usina terá capacidade instalada de 11,2 mil megawatts de potência, geração de 4,5 mil megawatts médios e reservatório com área de 516 quilômetros quadrados.

Nenhum comentário: