quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lixo é o destino de mais de 70% das árvores desmatadas na Amazônia

Sete em cada dez árvores derrubadas na região amazônica vão para a lata do lixo, constata estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).  Segundo o instituto, a maior parte da madeira desmatada é simplesmente descartada como resíduo.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o principal problema é o processamento dessa madeira.  Feito praticamente de forma artesanal e com baixa tecnologia, apenas 30% das toras é aproveitado.  Essa fatia representa a parte mais nobre da árvore.

O resto, na forma de serragem e de sobras, é descartado.  Niro Higuchi, coordenador da pesquisa do Inpa, disse ao jornal que é fundamental melhorar o rendimento da floresta e que não basta apenas estancar o desmatamento.

O pesquisador ainda aponta outro motivo para o baixo aproveitamento da madeira: ela é muito barata no mercado local.  "É possível comprar um hectare de floresta por R$40", afirmou à Folha.

Segundo a reportagem, o Inpa tem um projeto para reverter, em cinco anos, essa porcentagem, passando a aproveitar 70% da madeira derrubada.  Já foi firmado convênio com uma madeireira de Itacoatiara (região metropolitana de Manaus) e a aplicação do projeto deve começar até o fim do mês.

Nenhum comentário: