quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Amazônia vota requerimento sobre plano contra as cheias e secas dos rios

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional votará nesta quarta (10), às 10h, requerimento que solicita a realização de uma audiência pública para debater um Plano de Prevenção Permanente contra os efeitos das secas e cheias nos rios da região. A proposição é de autoria da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A parlamentar quer discutir com a área científica e governamental os efeitos dos fenômenos El Niño e La Niña sobre os eventos climáticos extremos como a cheia recorde de 2009 e a seca de 2010 que estão ocorrendo com mais freqüência no rio Negro e em toda a bacia Amazônia.

Com base nos estudos científicos, ela quer que o governo federal, estadual e prefeituras discutam a possibilidade de programar ações concretas que possam servir como prevenção a esses tipos de eventos climáticos.

"Entendo que a melhor forma de ajudar a população desses municípios é discutir com a comunidade científica e governo um Plano de Prevenção Permanente desses fenômenos, para assim, amenizar os transtornos ocasionados a nossa população ribeirinha", argumentou a deputada.

Serão convidados para o debate órgãos como Superintendência do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Associação Amazonense dos Municípios (AAM), governo do Amazonas e Ministério da Integração Nacional.

Nenhum comentário: