domingo, 28 de novembro de 2010

Lula inaugura usina a Gás Natural em Manaus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou ao lado do governador do Amazonas, Omar Aziz, o Parque Termelétrico a Gás Natural da Região Norte, por volta das 17 horas, desta sexta-feira (26/11), na Usina Termelétrica Tambaqui, no bairro Mauazinho, zona Sul. A solenidade marca o início da geração de energia elétrica a gás natural, por meio das três usinas termelétricas passaram a produzir energia elétrica utilizando no lugar do óleo combustível o gás natural da bacia de Urucu, em Coari, a 368 km da capital.

"Nós fomos os únicos a não se comprometer com a implantação do gasoduto, mas fomos também os únicos a estudar com seriedade a possibilidade de implantar esse gasoduto, que é indispensável para aproveitar o gás natural de Urucu e impulsionar o desenvolvimento deste estado", disse Lula.

"É com muito orgulho que inauguramos esta obra, que vai dar energia extraordinariamente limpa ao povo do Amazonas e que vai poder fomentar a produção do Amazonas", completou.

O governador afirmou que a inauguração deste empreendimento representa o compromisso do governo em gerar novas oportunidades de crescimento para o Estado.

"Estamos entregando ao povo do Amazonas uma energia limpa, mais barata e com qualidade, dando segurança para que novas empresas possam se instalar aqui mostrando claramente que este Estado tem futuro" disse Omar que demonstrou satisfação com o anuncio do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, sobre a descoberta de um poço de petróleo e gás natural no município de Tefé.

Lula não escondeu, também, o seu orgulho de inaugurar parte do novo parque termelétrico de Manaus,"a cidade do Brasil que cresce 12% ao ano, acima da média nacional", e disse que os amazonenses podem ter certeza de que não haverá mais apagões no Estado.

"Temos certeza de que essas ações do nosso governo farão com que as empresas percam o medo de vir para o Amazonas", destacou, lembrando que a vinda de mais empresas representa mais desenvolvimento, empregos e melhor distribuição de renda.

Durante o discurso, o governador lembrou a relação entre os governos Federal e Estadual, nos últimos anos. "Tivemos uma relação extraordinária com o governo Lula, por meio do ex-governador e senador eleito, Eduardo Braga, e tenho certeza que isso será repetido com a presidente eleita, Dilma Roussef" afirmou.

Em seguida, o presidente reafirmou a parceria com o Governo do Amazonas e agradecer ao povo amazonense. "Estejam certos de que vocês não vão se arrepender de terem eleito a Dilma. Eu posso afiançar que ela terá com você, Omar, a mesma relação que eu tive com Eduardo ou até melhor" disse Lula classificando a relação com Braga de fantástica.

Antes de finalizar discurso, Lula revelou que sabe das necessidades do Estado assim como Dilma, principalmente as questões referentes à Copa do Mundo de Futebol. "Espera ser convidado pelo governador Omar para assistir a um dos jogos da Copa de 2014, em Manaus. Espero que essa seja a Copa mais bonita a ser realizada. E é por isso, que a Dilma também tem compromisso com o povo do Amazonas e vai trabalhar para recuperar o Porto Público de Manaus, considerado indispensável ao fortalecimento da economia do Estado".

Várias autoridades acompanharam a comitiva. Entre elas, o ministro das cidades, Márcio Fortes; o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli; a diretora de gás e energia da companhia, Graça Fortes; o senador eleito, Eduardo Braga; a deputada federal, Vanessa Graziottin, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes e o secretário executivo das Minas e Energia, José Coimbra.

Novo Poço

O poço perfurado fica em Tefé, Bacia do Solimões, onde a companhia detém 100% de participação nos direitos de exploração e produção.

A Petrobras informou que: os primeiros testes, iniciados em setembro, indicam que o poço Igarapé Chibata nº 1 tem capacidade de produzir 2,5 mil barris de petróleo por dia, "o que é considerado um excelente resultado, em se tratando deste tipo de bacia no Brasil", diz a nota.

Nenhum comentário: