sábado, 27 de novembro de 2010

Acordo da ONU abre caminho para mudanças |

DE BRASÍLIA

As dificuldades sobre regras claras para o uso da biodiversidade foram atenuadas no mês passado, quando o mundo aprovou, na conferência da biodiversidade de Nagoya (Japão), um acordo que disciplina o assunto.
O Protocolo de Nagoya reconhece que a repartição de benefícios pela biodiversidade agrícola terá será regida por outro tratado, o Tirfaa (Tratado Internacional sobre Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura).

Braulio Dias afirma que a adoção da nova lei não vai encarecer a agricultura. Para ele, a repartição de benefícios pode ser feita por meio de capacitação -com ajuda de ações da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por exemplo.
"A fonte de recursos genéticos é a agricultura familiar, e capacitando-a você ganha parceiros no futuro." Ele diz, porém, que o acesso a recursos genéticos de interesse agrícola terá de levar em conta o mundo pós-Nagoya.
"O mundo não vai voltar atrás. Toda vez que você for acessar novas variedades de café, vai negociar com os etíopes." (CA) |

Nenhum comentário: