quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Satélite japonês vai monitorar emissão de gases e desmatamento na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pretende utilizar o satélite japonês Alos para monitorar emissões de gases causadores de efeito estufa, além dos desmatamentos na região da Floresta Amazônica.

O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, e o presidente da agência espacial japonesa Jaxa, Keiji Tachikawa, assinaram uma carta de intenções com essa finalidade no início de novembro, em Tokyo.

Segundo informações da Agência Fapesp, a parceria deverá agregar a tecnologia japonesa (radar que permite a observação por entre as nuvens) à experiência brasileira no monitoramento de florestas tropicais, que está sendo levada a outros países por meio dos cursos de capacitação técnica oferecidos pelo Inpe.

O Inpe já utiliza dados do Palsar em estudos na Amazônia e, com a nova parceria, pretende incorporar a tecnologia do radar aos seus sistemas regulares de monitoramento da região.

Os dados registrados serão utilizados no monitoramento para a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd, na sigla em inglês) em países em desenvolvimento.

(Envolverde/INPE)

Nenhum comentário: