quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ibama encontra 10 mil hectares desmatados no Pantanal

Em apenas 1 semana de fiscalização na região do Pantanal, o Ibama já embargou mais de 5 mil hectares, registrou 10 mil hectares de desmatamento e aplicou cerca de R$ 20 mil de multa.

A operação acontece junto com as ações dos Guardiões do Pantanal em Coxim e Aquidauana.

Por meio de tecnologias como imagens captadas por satélite e técnicas de geoprocessamento, os locais desmatados são mais facilmente encontrados.

É um salto qualitativo na nossa fiscalização: esse é um instrumento valioso para o planejamento de nossas ações de fiscalização e estamos comprovando a campo os desmatamentos indicados nas imagens de satélite , afirma Luiz Benatti, chefe da Dipam (Divisão de Proteção Ambiental do Ibama).

Os levantamentos das áreas desmatadas estão sendo feitos nas regiões que mais apresentam terra sem cobertura vegetal captadas pelo satélite do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais).

O foco são as áreas desmatadas com maior extensão. Mas existem áreas de todos os tamanhos e muitas de menor porte espalhadas por todo o bioma pantanal e o cerrado dentro do Estado diz Ubirajara dos Santos Pires, coordenador do geoprocessamento dentro do Ibama MS.

O novo equipamento, segundo o Ibama, garante a eficácia da atuação da equipe no Pantanal. A área desmatada na região já chega a 7400 quilômetros quadrados, de acordo com levantamento feito pelo Ministério do Meio Ambiente por meio de monitoramento no bioma do Pantanal.

Nenhum comentário: