Serão discutidos temas como custo, potência instalada e risco a comunidades indígenas
A subcomissão temporária do Senado Federal destinada a acompanhar a execução das obras da Usina de Belo Monte realizará, na nesta terça-feira, 30 de novembro, uma audiência pública para discutir os problemas na obtenção das licenças para construção da hidrelétrica, no rio Xingu (PA). A construção desta usina tem provocado discussão entre diversos setores da sociedade, envolvendo o alto custo das obras, estimado em cerca de R$ 30 bilhões, acima da projeção inicial de R$ 19 bilhões.
Outro assunto que será debatido aborda o risco de a barragem atingir comunidades indígenas que vivem na área. Recentemente, foi impetrada, por entidades ambientalistas e de direitos humanos, uma ação civil pública e uma denúncia à Organização dos Estados Americanos contra a construção.
Foram convidados para a audiência o ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, o procurador chefe da Procuradoria da República no Pará, Ubiratan Cazetta, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Abelardo Bayma Azevedo, e o diretor-presidente do Consórcio Norte Energia, responsável pela obra, Carlos Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário