segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Envolverde - 90% das queimadas na Amazônia atingiram reservas, diz Inpe


Por Redação do Amazonia.org.br

São Paulo, SP - Dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) revelam que, nos últimos sete anos, mais de 90% das unidades de conservação da Amazônia sofreram com as queimadas. Os dados de focos de calor da região, identificados via satélite, foram divulgados na quinta-feira (20/11) pelo pesquisador Alberto Setzer.

Entre 2000 e 2007, das 674 áreas protegidas da floresta, um total de 617 teve focos de calor detectados. Entre as unidades de conservação federais, o total foi de 80% e 77% em unidades estaduais. Entre as Terras Indígenas, o número foi de 64%.

Praticamente todas as queimadas são iniciadas pelo homem, segundo pesquisador do Inpe, e acontecem dentro da própria reserva por invasores ou fazendeiros que não deixaram as áreas após a criação da reserva. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, a maioria das áreas não possui brigadas de incêndios, e muitas não possuem equipamento ou equipe fixa.

Sem volta Outro estudo realizado pelo instituto afirma que a Amazônia não suportaria mais de 50% de desmatamento sem que se transformasse numa savana. Denominado "Ponto sem Retorno", o documento aponta que, caso se chegue a esse ponto, os danos serão irreversíveis. Atualmente cerca de 20% do bioma amazônico já foi desmatado em toda a América do Sul.

(Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário: