terça-feira, 5 de agosto de 2008

Envolverde - Marina Silva vê preconceito em críticas à demarcação da Raposa Serra do Sol


Por Marco Antônio Soalheiro, da Agência Brasil

Brasília - As posições contrárias à demarcação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, seriam amparadas em uma visão preconceituosa sobre os índios. A opinião foi manifestada nesta segunda-feira (4) pela senadora Marina Silva (PT-AC), durante seminário promovido pelo Ministério da Justiça sobre o assunto.

"O Brasil precisa dar respostas aos diferentes segmentos da sociedade e os índios não são melhores nem piores do que ninguém. É pela demarcação das terras que eles [os índios] continuarão com o direito de terem seus meios de sobrevivência sem, necessariamente, conviver com os brancos", acrescentou a senadora.

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva ressaltou que não deveria haver dúvidas na sociedade de que os índios são brasileiros, que apenas possuem práticas econômicas e sociais específicas. "O assombro de lidar com o diferente não deveria ser colocado com radicalidade. Isso ocorre para camuflar interesses", disse a senadora.

Marina Silva também lembrou que as terras indígenas são tradicionalmente áreas preservadas do ponto de vista ambiental e ressaltou que o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da constitucionalidade da demarcação em área contínua da Raposa Serra do Sol, previsto para o dia 27 deste mês, terá uma simbologia significativa.

"O julgamento será um teste importante para ratificar os esforços feitos pelos governos do presidente Fernando Henrique [Cardoso], que promoveu a demarcação, e do presidente Lula, que assinou a homologação das terras, ou irá representar um grande retrocesso", finalizou a senadora Marina Silva.


(Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: