segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Criação de Câmara Técnica possibilitará discussão e monitoramento das queimadas permanentemente

Para que o combate às queimadas e as discussões a respeito do fogo sejam discutidas de forma permanente, foi criada recentemente, em Tangará da Serra a Câmara Técnica para controle permanente de monitoramento do fogo, composta por membros das instituições envolvidas, para que as ações que norteiam o assunto sejam discutidas durante durante os doze meses do ano.


O objetivo é planejar as medidas a serem tomadas durante o período de seca, que é quando ocorrem as queimadas. A abordagem e conscientização da comunidade, procurando medidas para a melhoria e diminuição dos focos de incêndio deve ser feita, não só no período de queimadas, daí a importância de se planejar ações e aplicação de recursos, sendo uma opção de suporte para aqueles que foram capacitados. A capacitação foi a primeira ação concreta da parceria entre as instituições.

A aldeia Formoso conta, agora, com uma equipe de brigadistas indígenas, depois da realização do curso, entre os dias 13 e 17 de setembro. Os índios foram capacitados para atuarem prevenirem e combaterem incêndios florestais nas aldeias.

Nenhum comentário: