sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Envolverde - Banco Mundial anuncia fundo para investimentos em florestas e clima

Por Fernanda B. Muller

O Banco Mundial lançará um fundo para investimentos em florestas voltado para a mitigação das mudanças climáticas, declarou Gerhard Dieterle, especialista de Desenvolvimento Ambiental e Socialmente Sustentável do Banco Mundial para a região Europa e Ásia Central.
Digite aqui o resto do post


O fundo terá múltiplos doadores e buscará ajudar os países em desenvolvimento a implementar políticas e medidas para reduzir o desmatamento e a degradação florestal, melhorar o manejo sustentável, reforçar os estoques de carbono e apoiar o florestamento e reflorestamento.

Os investimentos do fundo serão adiantados, explicou Dieterle. Isto quer dizer que os investimentos não serão condicionados ao ato da comprovação da redução das emissões, algo que dificulta o desenvolvimento atual dos projetos florestais de carbono pois os custos iniciais são altos e o pagamento pelos créditos de carbono gerados geralmente acontece após alguns anos.

Os fundos serão destinados à capacitação institucional, governança florestal, medidas mitigatórias, serviços florestais ecossistêmicos e em setores fora do florestal, mas que tem influencia sobre ele.

Dieterle disse que US$ 348 milhões já foram prometidos para este fundo e que entre 6 e10 países piloto serão selecionados para receber os fundos se dará em março ou abril de 2010.

Uma iniciativa especial voltada para as populações tradicionais está sendo construída, afirmou.

Nenhum comentário: