sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Agência Pará - Governadores da Amazônia defendem os serviços ambientais da floresta

Por Ivonete Motta

Os governadores da Amazônia se empenharam para que constasse da carta que será assinada pelos 36 governadores presentes no Fórum Global de Governadores sobre Clima e Florestas, que está sendo realizado em Los Angeles, Califórnia, a importância da floresta tropical como um elemento necessário para prover serviços ambientais e ajudar na implementação dos programas do mercado de carbono.


Participaram do encontro a governadora Ana Júlia Carepa, os governadores Binho Marques (AC), Eduardo Braga (AM), Valdez Góes (AP) e o vice-governador de Mato Grosso, Sinval Barbosa, que representou o governador Blairo Maggi, que cancelou a viagem em razão de um problema de saúde detectado de última hora.

O item florestas e mecanismos de pagamento por serviços ambientais como o REDD ( Redução por Desmatamento e Degradação Evitados) não constava da minuta da carta que será encaminhada para instituições do mundo inteiro, dentre elas a Organização das Nações Unidas (ONU), que organiza a Conferência das Partes (COP 15), que será realizada em Copenhagen, em dezembro próximo.

Para isso, os governadores negociaram a inclusão desses itens num encontro reservado com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que se prontificou a apoiar essa iniciativa. Nesse encontro ficou agendada uma nova rodada de entendimentos para a sexta-feira (2), antes do encerramento do evento, para detalhar as relações entre os estados .

A importância da inclusão desse item na carta está ligada ao esforço de todos os governadores da Amazônia, no sentido de estruturar em seus estados, ações na área ambiental, seguindo as políticas existentes. Nesse sentido os governadores ratificam o discurso do papel das florestas na equação do desenvolvimento regional.

Nenhum comentário: