quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agência Senado - Papaléo pede compensação ao Amapá pela preservação de 80% de suas florestas

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) afirmou nesta terça-feira (13) que o estado do Amapá merece ser premiado por preservar 80% de suas florestas, numa demonstração de preocupação socioambiental. Ele fez a afirmação ao anunciar o 6º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, a realizar-se entre os dias 15 e 16 deste mês, em Macapá (AP), e que terá como principal agenda a inclusão da Floresta Amazônica no mercado de carbono.

- É importante dizer que o Amapá é um dos maiores interessados no debate, por ser campeão de preservação da Região Amazônica, dando exemplos ao mundo e ao Brasil em matéria de consciência ambiental, de respeito à natureza e de política de desenvolvimento regional equilibrada - assinalou.

O parlamentar disse que os governadores devem definir posição unitária sobre o assunto, a ser levada para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca, em dezembro, onde, considera, será também debatido o futuro da Amazônia. O senador ressaltou que os países desenvolvidos, os maiores poluentes, evitam tratar de créditos de carbono, embora tenham avançado sobre a necessidade de preservação das florestas tropicais.

Papaléo defende a ideia de que estados que desmatam menos e poluem menos recebam uma contrapartida por isso. No entanto, observa que para atingir tal objetivo será necessária intensa mobilização.

Pré-sal
O senador também defendeu a distribuição dos recursos arrecadados com a exploração das reservas da camada pré-sal a todos os estados, e não só aos produtores. O Amapá, por ser um estado que tem aliado a preservação ambiental a projetos sustentáveis de desenvolvimento econômico, estaria, na sua avaliação, credenciado para receber tais recursos.

- Entendemos que parte dos recursos do pré-sal poderia muito bem ser carreada para desenvolver a Região Amazônica e beneficiar estados que preservam grandes áreas florestais - sugeriu.

Nenhum comentário: