terça-feira, 13 de outubro de 2009

Amazonia.org.br - Lula afirma que irá reduzir em 80% desmatamento na Amazônia

O governo brasileiro pretende assumir o compromisso externo de reduzir em 80% o desmatamento da Amazônia até o ano de 2020, evitando a emissão de 4,8 bilhões de toneladas de CO2, o principal gás do efeito estufa. As informações são do jornal O Globo.

A meta foi anunciada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa de rádio "Café Com o Presidente", e faz parte da proposta que o Brasil pretende levar à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em dezembro, em Copenhague, a COP-15.

O número divulgado por Lula respalda a proposta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a reunião da ONU, segundo a qual o Brasil estabilizaria suas emissões de 2020 em valores de 1994 com a redução do desmatamento também em outros biomas, a ampliação do uso de biocombustível e um maior investimento em hidrelétricas. Em ambos os cenários, o país manteria um crescimento anual da ordem de 4%. Se nada for feito, o aumento das emissões seria de 45%.

Para o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, os países desenvolvidos têm que reduzir até 2020 entre 25% e 40% suas emissões de gases causadores de efeito estufa para que o aquecimento se estabilize em 2 graus Celsius - uma elevação considerada administrável.

Em seu programa de rádio, Lula também falou da importância da contrapartida dos países ricos, e que espera que na COP-15 essas nações assumam compromissos, não apenas para diminuir as emissões, mas para que possam pagar pelo estrago que já fizeram ao planeta.

A contrapartida dos países desenvolvidos seria dada na forma de financiamentos para o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e um acordo de Redução de emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), mecanismos para contabilizar emissões evitadas; mas, sobretudo, por meio das Ações Nacionais Apropriadas de Mitigação (Anama), a criação de projetos específicos para áreas consideradas cruciais.

De acordo com estimativas governamentais, cerca de 60% das emissões brasileiras de gases-estufa são provenientes das queimadas.

Nenhum comentário: