quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Agência Brasil - Governos amazônicos se reúnem em Manaus e discutem as mudanças climáticas

Por Amanda Mota

Começou ontem (7), em Manaus, a 1ª Cúpula Amazônica de Governos Locais. O evento tem o objetivo de discutir os mecanismos de redução de emissões por desmatamento e degradação (Redd). Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital amazonense, Marcelo Dutra, o evento representa a primeira manifestação político-científica da Amazônia sobre a questão climática.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto, disse que o resultado da cúpula será a Carta de Manaus - um documento contendo uma proposta de inclusão da Amazônia nas negociações de mudanças climáticas globais, que será apresentado em dezembro na Dinamarca, na reunião da Conferência das Partes (COP-15), órgão máximo da convenção do clima no mundo.

"Os países ainda precisam entender melhor a realidade amazônica, bem como as necessidades de cada um deles [municípios da Amazônia], que são coisas atuais, complexas e, até mesmo, diferenciadas de um município para outro. Queremos que o mundo nos conheça melhor", disse Souto.

Nenhum comentário: