segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Folha - "Embaixadora" da ONU, Gisele cobra de Lula leis contra desmatamento

A modelo Gisele Bündchen, nomeada ontem "embaixadora da boa vontade" pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais leis de combate ao desmatamento no país.

Por JANAINA LAGE
DE NOVA YORK

Questionada sobre qual era sua mensagem para o presidente após as críticas do secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, sobre o desmatamento no país, Gisele disse que 20% das mudanças climáticas são resultado do desmatamento.

"Falo com a boca cheia que sou brasileira porque a gente tem todos os "natural resources" [recursos naturais] que muitos outros países estão aí "struggling" [se esforçando], disse. "A gente tem e está desmatando nosso bem mais precioso. Acho que ele tem de fazer leis. Não pode desmatar; demora 30 anos para uma árvore crescer."
Grávida de seis meses, vestindo uma camiseta com a mensagem "Copenhague -Selem o acordo", Gisele deu entrevista como embaixadora em Nova York, no Washington Square Park.

Segundo Achim Steiner, diretor executivo do Pnuma, ela foi escolhida por ser um rosto conhecido no mundo todo e por já ter se envolvido em ações ambientais. Outro brasileiro que atua com a entidade é o escritor Paulo Coelho, "mensageiro da paz" das Nações Unidas.

Sobre sua gravidez, Gisele só disse que o bebê nascerá em dezembro e que o sexo será surpresa, embora já tenha sido publicado que a criança se chamará Gabriel.

Nenhum comentário: