quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Amazonia.org.br - BR-319 não deve ficar pronta até 2012 por falta de licença ambiental

A BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, não deverá ser concluída até o fim de 2012 porque o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, recusa-se a conceder a licença para a pavimentação. As informações são da Agência Estado.

De acordo com a Agência, não haverá tempo para a conclusão da obra dentro do prazo previsto. A BR-319 é uma das principais rodovias incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e sua recuperação exige investimentos estimados em R$ 600 milhões. Além disso, daqui a dois meses começa o período de chuvas que também inviabilizará boa parte das obras.

Após divergências com Minc, Lula acabou aceitando os argumentos do ministro de que a liberação só deve ocorrer depois da instalação de postos de vigilância e parques de proteção ambiental num trecho de 240 quilômetros da rodovia. Esse trabalho cabe ao Ministério dos Transportes.

Quem sai perdendo com o impasse para a concessão da licença ambiental é o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Ele será candidato ao governo do Amazonas pelo Partido da República (PR) e pretende usar o asfaltamento da BR-319 como bandeira de campanha. Nascimento argumenta que não há nenhuma razão para que Minc retarde a licença para a obra, já que a estrada existe há mais de 40 anos.

Porém, se nos anos 70 não havia movimento na região da estrada e isso permitia a recuperação da mata do seu entorno, hoje há o risco de o asfaltamento da rodovia causar uma tragédia ambiental. Segundo ambientalistas, a BR-319 poderá virar uma "espinha de peixe", ou seja, como estrada principal, ela certamente vai atrair migrantes para viver em suas margens. Com isso, ao redor da rodovia, passariam a ser construídas centenas de vicinais que atravessariam as matas e reservas ambientais vizinhas, favorecendo a degradação ambiental e o transporte de madeira ilegal.

Até o último balanço do PAC, a restauração da BR-319 tinha o selo verde, demonstrando que o andamento da obra estava em dia com o planejamento do governo. No entanto, o próximo balanço deve dar ao empreendimento o carimbo das obras atrasadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

A recuperação da BR-319 tem sido tratada por alguns com dsconhecimento de causa, e por outros com intenções obscuras em relação às necessidades da região Norte. Percebe-se isto pois não obstante ser irrefutável a importância de sua sua recuperação, alguns "braZileiros" oportunistas fazem movimento oposicionista desvinculado do interesse do bravo povo brasileiro da região. As perguntas significativas para entender a questão seriam:a) quem quer que Manaus continue sendo vista como dependente eterna de incentivos federais?, b) quem quer que Manaus perca o antigo acesso rodoviário existente desde 1968 e quem ganha com isto?; c)quem não quer que os brasileiros das demais regiões do Brasil conheçam Manaus através de escursões de ônibus, fomentando o enorme potencial turístico da região?; d) quem não quer que até a COPA DO MUNDO Manaus tenha acesso rodiviário?; e) quem quer ver a infraestrutura "civil" de bases americanas avançar próximas as fronteiras internacinais do estado do Amazonas, e enfraquecer a infraestrutura nacional?; f) quem quer ver a floresta ser cortada em ritmo acelerado, doravante, com a precariedade dos meios de acesso e fiscalização até o meião da BR-319, onde aumenta a ocupação desordenada mesmo sem a recuperação da estrada?
Existem muitas outras perguntas, tal como por que justifica-se a existência de estradas entre capitais menos importantes, e não se justifica a recuperação da BR-319 que liga a uma das mais importantes capitais do Brasil: MANAUS!
Ou seja, só é contra quem não quer um Brasil mais dinâmico e justo, e isto todos sabem.
O mau agouro para os que torcem pelo atraso da BR-319 é que, quanto mais demorar, maior serão os efeitos negativos em todos os sentidos, e isto pode ser percebido pelos que os cercam em dado momento...
Adriano

Eliezer RO disse...

Se houver outro apagão aéreo, lembra ? e o nível do rio madeira abaixar impedindo a navegação MANAUS ficará ISOLADA 1,5 milhão de hab.sem transporte algum com boa parte do país,para muitos ,isto é o verdadeiro abandono a amazônia QUEREMOS A BR 319 ASFALTADA,e a copa de 2014,vamos por nossos carros de barco ou avião???? Eliezer RO